• ATENDIMENTO: 43 3322-3366
  • WHATSAPP: 43 99185-9191
Seja bem vindo! Realize o LOGIN ou CADASTRE-SE.

Cachepot ou Vaso? Dicas de decoração além do óbvio

08/11/2016 17:10:00

cachepot e o vaso são itens indispensáveis no design de interiores. Com diversas funções e simbolismo em diferentes culturas, essas peças versáteis do decór vêm sendo usadas como expressão da personalidade do ser humano no seu espaço privado há milhares de anos.

vasos e cachepos dicas de decoração vaso jarro cobre dadivaria

É possível renovar ambientes e ganhar mais facilidade no dia a dia usando vasos e cachepots de forma convencional ou inovando seu uso com bastante criatividade. Sem dúvida, a decoração de interiores fica muito mais charmosa com eles. Mas você sabe onde e como usar vasos e cachepots?

Descubra como esses dois coringas da decoração podem transformar a experiência de estar em casa, combinando funcionalidade e design, em ambientes externos e internos.

Diferenças entre cachepot e vaso

Entender a diferença entre os dois recipientes vai mudar o seu olhar sobre a decoração. Veja só:

Vaso

Originalmente utilizado como recipiente para armazenamento e transporte de água e comida, o primeiro uso decorativo do vaso surgiu no Japão, 5.000 a.C.. Milênios depois, passou a ser utilizado também como floreira. Aos poucos, deixou de ser coadjuvante na decoração e passou a ser usado como um objeto funcional e decorativo.

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração-vaso-de-madeira-bangkok-Dadivaria

Cachepot

Cachepot é uma palavram de origem francesa, que significa esconder o pote, ou seja, é um detalhe de sofisticação na decoração de ambientes. Embora o uso desse acessório seja principalmente ornamental, ele vem ganhando aplicações úteis e interessantes no home decór.

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária cachepot ceramica colorida

Dicas de decoração com vasos e cachepots

Além do arranjo de flores no centro da mesa e da decoração de ambientes externos, esses itens são soluções para reinventar a organização do cotidiano, com um visual diferente.

Para acertar na escolha, prefira os materiais mais resistentes às condições ambientais, como fibra de baixo carbono, cimentício, madeira e resina para os ambientes externos. Já na decoração dentro de casa, opte por peças delicadas de materiais como fibras naturais, cerâmica, metal e vidro.

Veja algumas ideias para sair do lugar comum e inventar o seu espaço:

Cachepot como porta toalhas

A maneira de organizar e dispor as toalhas para uso no banheiro, na sauna e na piscina pode ficar mais charmosa com um cachepot como porta toalhas:

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária porta toalha banheiro

O uso de materiais naturais está em alta no home decór. Seguindo essa tendência, um cachepot de vime ou Madeira Tailandesa, com acabamento artesanal, pode inspirar momentos de descanso mais prazerosos, em contato com a natureza:

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária bacia-de-madeira-thai-dark  toalhas na piscina

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária  toalhas na piscina

Cachepot como organizador

Cachepots são verdadeiras ferramentas para guardar, organizar e deixar à mão produtos como itens de higiene pessoal, cosméticos e maquiagens. Lavabos, banheiros e penteadeiras podem ganhar praticidade no dia a dia com o estilo que você quiser criar.

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária  organizador amenities banheiro

Cachepots na mesa

Um uso comum não precisa limitar a criatividade. Até no estilo clássico, como é o caso das peças de cerâmica, é possível inovar.

Experimente diferentes acabamentos, com aparência fosca, esmaltada, ou pintada à mão, como a Porcelana Tailandesa. Explore disposições incomuns para criar um centro de mesa exclusivo. Uma bandeja para organizar vários cachepots pode ser uma opção interessante:

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária centro de mesa com bandeja porcelana azul

Uma mini banqueta sobre a mesa também pode ser um suporte criativo para compor o arranjo:

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária  arranjo de mesa com mini banqueta suporte

Ocupar toda a superfície de móveis menores, como a mesas de canto também é uma alternativa.

Escolha peças de tamanho variado. A Porcelana Vitrificada fica muito bem em um estilo contemporâneo de decoração. Para uma decoração mais descolada, a cerâmica glasurada é uma opção de beleza única, que pode até ter uma aparência metalizada, simulando perfeitamente o efeito visual da prata e do ouro.

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária Conjunto de Cachepots de Cerâmica Vermelho

Já, o estilo rústico, artesanal, pode ser ainda mais valorizado com peças esculpidas em madeira maciça, tornando a decoração marcante, com característica única:

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária cachepoot-de-madeira-bangkok-redonda

Cachepot sobre livros

Composições inusitadas também têm sua graça na decoração. Materiais diferenciados como a Alpaca, conhecida como Prata Alemã, e o Alumínio Acobreado funcionam bem para expressar modernidade e requinte no design de interiores. Teste um cachepô sobre uma pilha de livros, ou um exemplar só.

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária cachepot-sobre-livro-alpaca-prateado-trabalhado-com-alca

Vasos e cachepots no peitoral de janelas

A exemplo das antigas jardineiras e floreiras, os vasos e cachepots ganharam as muretas das janelas, valorizando a decoração do lado de dentro da casa.

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária peitoral da janela

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária peitoral da janela vasos ceramica

Outros usos e lugares para vasos e cachepots

Fruteira

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária fruteira

Porta Lápis

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária porta lapis

Suporte para talheres

Vasos e Cachepots Dicas de Decoração Dadivária suporte para talheres

Vasos e cachepots também podem ser usados como porta guarda-chuvas no hall de entrada, revisteiro na sala ou no quarto e onde mais você imaginar. O vaso e o cachepot são recursos para criar ambientes únicos. Velhos queridinhos da decoração, nunca saem de moda.

Aproveite as novidades disponíveis no mercado para experimentar diferentes usos para esses itens, além da decoração com flores. Escolhendo o modelo certo, o sucesso é garantido!

E quer acompanhar mais dicas de decoração com vasos e cachepots? Então fique ligada aqui no blog da Dadivária e fique por dentro das novidades!